sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Qual o verdadeiro valor da vida


E sabemos que o filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. (1 Jo 5.20 NVI)

Ao refletir sobre a vida, poderíamos dizer que a vida do ser humano tem como base alguns pontos que se identificam em qualquer parte do mundo; como por exemplo, podemos citar um deles, a família.
A Família é quem começa todo o trabalho de educação e inserção do ser humano na sociedade. As primeiras coisas que todos os seres humanos aprendem vêm da própria educação dada pelos pais, ou por pessoas que estão próximas e acabam influenciando o modo de agir e pensar do ser. Em questões bíblicas é justamente isso que as pessoas aprendem “Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles” (Provérbios 22.6 NVI).
Dentro da família, é impresso no ser todas as questões existenciais necessárias para que a pessoa viva na sociedade, questões ideológicas, filosóficas, religiosas e sociais. Dificilmente o ser que é instruído se afasta de seus caminhos de origem, e estas questões citadas, são todas implicitamente, a busca da felicidade vivida ou almejada pelo ser.
Para Dalai Lama, a felicidade é o alvo de todo e qualquer ser humano:
“Para mim o próprio objetivo da vida é perseguir a felicidade. Isso está claro. Se acreditamos em religião, ou não; se acreditamos nesta religião ou naquela; todos estamos procurando algo melhor na vida. Por isso, para mim, o próprio movimento da nossa vida é no sentido da felicidade” (Dalai Lama em: A Arte da Felicidade, Um manual para a vida. Escrito por Howard C. Cutler, Editora: Imfe).
Dalai Lama não afirma somente que o alvo da vida é a felicidade, mas que também é um direito de todos os homens, mas infelizmente a realidade humana é que nem todos irão descobrir o que é felicidade de fato .

Como podemos notar a felicidade do homem é alcançada segundo os objetivos que fora traçado em sua vida, à medida que ele obtém sucesso, obtém felicidade, só que surge juntamente com esta idéia um sistema onde os seres humanos ficam presos e escravizados. Toda a razão da vida humana se estende a coisas externas, o tesouro do homem é colocado naquilo que ele pode alcançar com suas próprias mãos.
O entendimento que Jesus proporciona ao ser humano está ligado à realidade da verdadeira felicidade. Parafraseando com a TDL, poderíamos dizer que Jesus liberta o rico da riqueza e o pobre da pobreza; seria um paradoxo tal façanha, mas o fato é que quando as pessoas têm um encontro com Jesus à felicidade, a alegria não fica contida somente em uma vida terrena, mas transcende aquilo que o entendimento natural do ser humano pode assimilar.
Não há uma explicação lógica racional para isto. As pessoas que se encontram com Jesus de fato afirmam ter encontrado a verdadeira motivação da vida, encontraram o verdadeiro sentido e de fato encontraram a felicidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário